quarta-feira, 25 de abril de 2012

Líder de Honra | Parte 1


 
Texto: “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” (Romanos 13:7)

Verdade Central: Ser um líder de honra é um chamado e um privilégio que recebemos de Deus, Aquele que nos capacita a viver a Sua vontade e o Seu propósito, confiando a nós o que Ele tem de mais precioso, as vidas.

Introdução: Como um líder de honra, é necessário compreender que para ser honrado, você tem que ser forte, corajoso, viver acima das crises e lutar diariamente contra a carne para ser homem e mulher de Deus, independente de toda e qualquer situação.

Temos aprendido e ensinado sobre honra. O princípio da honra é um princípio que quando cumprido, quando obedecido, alegra o coração de Deus e faz muito bem a quem recebe e a quem presta a honra, porque toda honra prestada é revertida como sementes de honra de santidade.

Reconhecendo um líder de honra

Muitos querem ser honrados, mas não trilham os caminhos da honra. Mas é fácil reconhecer um líder de honra. Sua postura sempre difere da maioria, são capacitados e sabem reconhecer hierarquia. Não se esforçam para honrar, pois a honra é, para estes, um estilo de vida.

Também é fácil reconhecer um líder que não é de honra. Ele, por mais que concorde, aparentemente, sempre resiste para obedecer e, automaticamente, honrar. A honra não faz parte do seu caráter, do seu estilo. Mas isso pode mudar, tudo depende do coração. Interessante que estes são os que mais reivindicam honra. Exigem o que não dão.

Nenhum discípulo quer honrar um líder que não é um líder de honra. A Bíblia é clara: honra a quem honra. Você tem o direito de ser honrado, sim. Mas a honra é uma consequência dos que plantam honra primeiramente.

Se você quiser, será muito honrado, mas essa não pode ser a motivação principal do seu coração. O que é de Deus é de Deus, o que é do homem é do homem. Então, dê a Deus o que é de Deus, a Cesar o que é de Cesar.

A honra prestada é uma ação a ser recebida pelo outro, mas que sempre tem um retorno, mesmo que não seja de quem recebeu a honra. Honre sempre, mesmo quando as pessoas não reconhecerem a sua honra. O importante é cumprir princípio, porque, como Deus nunca fica devendo nada a ninguém, Ele mesmo o honrará.

A honra é uma ação da alma, de um líder que tem uma alma de honra na direção de outro líder. Mas a honra também deve ser de líder para liderado. A Palavra diz que é dando que se recebe. Você não pode ser um líder que quer apenas ser honrado, mas que não sabe honrar. Todos querem ser honrados, mas a honra deve ser uma via de mão dupla e não em um único sentido apenas.

O líder de honra não trabalha pela honra fútil, interesseira, comprometida. Você sabe que há liderados que ‘honram’ os líderes com a intenção de fazê-los ficarem presos a si, visando comprometê-los, prendendo-lhes em laços. A intenção é errada, é fazer com que o líder se torne devedor de algumas ações benéficas que lhe foram prestadas.

O Líder de Honra vence suas limitações

O líder de honra vence as suas limitações. Provérbios 24:10 diz: “Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.” O líder de honra não se mostra fraco no dia da angústia. Mesmo que se sinta fraco, busca forças em Deus para vencer todas as barreiras e intempéries da vida.

O líder de honra é reconhecido porque conseguiu vencer as suas limitações e porque prossegue vencendo, é alguém que foi preparado para ser honrado por Deus porque é vencedor. Todas as pessoas que são honradas recebem honra porque estão sendo reconhecidas. E reconhecimento é algo que faz parte do currículo do líder de honra, do discípulo de honra.

Quando um líder ainda não venceu as suas limitações, ele exige, de forma indevida, uma honra na sua direção. Mas essa exigência traz um reconhecimento fútil, barato e cobrado. São aqueles líderes que batem no peito e dizem que querem ser honrados a todo custo.

Líderes como Zafenate-Paneia

Há líderes que não apenas vencem as suas limitações como também explodem em administração de sabedoria e inteligência, como foi com José. Líderes que são capazes de resolver problemas específicos, assim como nós que somos líderes de células e de equipes de 12 e temos que resolver muitos problemas.

Como líder, você precisa ter essa unção para resolver problemas. Todo problema que vier a sua mão, Deus o capacitará para que você resolva. Foi assim com José, ele foi um líder de honra e um líder honrado.

Em Gêneses 41, José teve a sensibilidade de aproveitar o tempo e a oportunidade. Ele foi reconhecido como um homem sábio e inteligente por Faraó e por todo o conselho dos magnatas. Ele foi honrado e reconhecido como um homem que tinha capacidade e qualidades não vistas em homens comuns.

O espírito de sabedoria e inteligência também visitará a sua vida. Você será conhecido na sua família, no meio da liderança e por onde você for como um Zafenate-Paneia. Não encontramos em dicionário algum o significado, mas se você chegar no Egito e buscar nos compêndios, nos papiros, você encontra que Zafenate-Paneia quer dizer líder que tem habilidade de resolver causas impossíveis.

Prosperando como um Líder de Honra

Zafenate-Paneia, José, foi também um líder muito próspero. José foi um homem que não conheceu mediocridade em sua vida. Ele foi muito além das suas forças. Com certeza, não foi fácil para ele. Um menino que foi arrancado à força da casa do pai, maltratado por seus irmãos... Um vencedor!

A Bíblia diz que José não apenas enriqueceu, como prosperou a si, aos seus irmãos e a Faraó. Quantas pessoas ficam presas a situações tão pequenas e desnecessárias, quando poderiam prosperar e enriquecer como José.

Pense no que você já conquistou e tente dimensionar, apesar de não ser possível, o que Deus ainda entregará às suas mãos se você decidir obedecê-lO e se transformar em um líder de honra, independente das circunstâncias. Não deixe de fazer a sua parte e a sua parte é fazer o que a Bíblia diz que deve ser feito.

Continua...